.

“O Direito Penal tem cheiro, cor, raça, classe social; enfim, há um grupo de escolhidos, sobre os quais haverá a manifestação da força do Estado.” (Rogério Greco – Direito Penal do Equilíbrio)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CASO ELOÁ - 1º DIA DE JULGAMENTO


 

Terminou agora pouco no Fórum de Santo André/SP, o primeiro dia do julgamento do ex-motoboy Lindemberg, acusado de matar sua ex-namorada Eloá, no ano de 2008, depois de submetê-la há cinco dias de cárcere.

Esse primeiro dia foi marcado pela oitiva das testemunhas de acusação, dentre elas, chamando a atenção para a também vítima Nayara Rodrigues da Silva, que após ter sido alvejada com um tiro no rosto, conseguiu sobreviver sem sequelas.

Grande expectativa se forma em torno do que será dito pelo então réu Lindemberg, uma vez que desde o dia em que foi preso em 2008, nunca se pronunciou sobre o fato. E considerando que o interrogatório do réu é o último ato processual visto antes do início dos debates entre acusação e defesa, grande é a expectativa que se forma sobre o que será dito por ele.
Não se pode negar que grandes serão os obstáculos encontrados pela defesa numa possível tentativa de se pedir a absolvição do réu, posto que é comum nesses casos onde a mídia exerce seu poder, ainda mais nesse onde tudo fora transmitido ao vivo, que o réu já chegue no júri condenado.

Ao que parece, a defesa não irá simplesmente trabalhar focando na pena que será aplicada, mas pelo que tudo indica, inclusive pelo que fora dito pela advogada de defesa: "Lindemberg é um menino trabalhador que a acusação quer transformar em um menino mau". Parece certo que a tese central será de uma inexigibilidade de conduta diversa, ou ainda de uma causa supra-legal de exclusão da culpabilidade, ventilada sobre o argumento de que a conduta adotada por ele, nada mais seria do que um resultado da ação da polícia.

Fato é que muita água rolará, e vamos continuar ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Postagens populares

BLOG ATUALIDADES DO DIREITO

FOCO NO DIREITO