.

“O Direito Penal tem cheiro, cor, raça, classe social; enfim, há um grupo de escolhidos, sobre os quais haverá a manifestação da força do Estado.” (Rogério Greco – Direito Penal do Equilíbrio)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

VIOLÊNCIA NA “MELHOR IDADE”



Filho de cinquenta anos enforca pai de 83.



Começamos a semana com essa notícia, semana esta que diga-se de passagem se comemoram duas importantes datas, uma é o dia do idoso e a outra o aniversário do Estatuto do idoso que completa nove anos.

Muito embora tenhamos leis que estabeleçam um rigor e um tratamento especial aos idosos, a realidade ainda é preocupante. Infelizmente o que temos visto no dia a dia é que o numero de crimes praticados contra idosos só tem aumentado.

Falando especificamente do Espírito Santo, segundo pesquisa feita e publicada no jornal A Tribuna (03/10/2012), só na capital do Estado (Vitória) já se atingiu a impressionante e preocupante marca de 298 denúncias, dando conta do cometimento de crimes contra idosos. Dentre as vítimas, ressalta-se que a grande parte é do sexo feminino com idade superior a 70 anos.

Infelizmente, casos como o visto no último dia dos pais (12/08/2012), onde um senhor apanhou do filho com a própria bengala simplesmente porque comeu um pedaço de pão (http://www.youtube.com/watch?v=YXxlRKdsCoc), ou então, o visto nessa semana, onde um filho depois de ingerir bebida alcoólica tentou enforcar o pai de 83 anos (http://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2012/10/homem-de-50-anos-tenta-estrangular-pai-cadeirante-e-e-preso-em-vila-velha.html), têm se tornado cada vez mais comuns.

O que torna tal situação ainda mais grave é que muitas das vezes tais violências não ocorrem de forma isolada, em muitos casos as vítimas sofrem por anos sem que tais fatos sejam descobertos. Por serem os agressores pessoas que deveriam cuidar e por tais fatos ocorrerem longe das vistas das pessoas, o conhecimento desses crimes acabam se tornando por deveras difícil.

Realmente é um triste e vergonhoso dado que contrasta diretamente com a alegria de se comemorar nove anos de Estatuto do Idoso, porém, mesmo a contra gosto tal situação deve ser dita. Muitos idosos, embora sujeitos de direitos, acabam sendo violentados e humilhados como se nada fossem ou merecessem, e o pior é que tais crimes são praticados, na maioria das vezes, no ambiente familiar por aqueles que deveriam justamente ter maior zelo com eles.

Aproveitando, devemos sim ressaltar não só o Estatuto do Idoso como também e todas as demais disposições legais que revelam e estabelecem toda a importância de ser cuidar de maneira especial dos nossos idosos, que muito embora, hoje encontram-se na dita “melhor idade”, fato é que até aqui, muito contribuíram, seja para nossa criação (pais, avós etc...), como ainda para a própria economia do país.

É importante dizer que o problema da violência contra os idosos não se resolve com criação de novas leis, isso nós já temos e o próprio estatuto é prova. Precisamos na verdade, até por tais violências serem oriundas daqueles que estão mais próximos, é de um empenho maior do Estado e da própria sociedade organizada no fomento de programas assistenciais que visem fortalecer certos valores morais e culturais, que há muito ficaram esquecidos e que dentre eles esta justamente o respeito aos mais velhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Postagens populares

BLOG ATUALIDADES DO DIREITO

FOCO NO DIREITO