.

“O Direito Penal tem cheiro, cor, raça, classe social; enfim, há um grupo de escolhidos, sobre os quais haverá a manifestação da força do Estado.” (Rogério Greco – Direito Penal do Equilíbrio)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A MORTE É MELHOR DO QUE A PRISÃO!




Ontem nós vimos o ilustre ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, declarar que entre ficar preso por muito tempo nos presídios do Brasil ele preferiria morrer.

É Bom, que outra pessoa que não seja advogado militante ou representantes dos direitos humanos faça esse tipo de declaração, pois sempre que um advogado a faz parece tão somente que ele esta reivindicando melhores condições para seus clientes, quando na verdade, a rotina diária nos presídios o torna mais conhecedor de tais situações.Claro que maior propriedade quem possui é o próprio preso, que é justamente quem sofre com esse sistema penal falido que nas palavras do senhor ministro foi acertadamente chamado de “medieval”.

A única coisa que estranha na fala, é justamente a coragem de fazê-la, pois o Estado sempre seguiu a linha do silêncio, e isso deve ser dito amparado pela própria sociedade que julga conveniente não questionar o que ocorre dentro dos muros dos presídios, esquecendo ela que por mais duro e pior que seja o tratamento ele não será eterno, o preso mais cedo ou mais tarde sairá e sairá muito pior. Isso demonstra como que a sociedade adota o modelo do inimigo para o preso, desejando apenas vingança por ter ele desrespeitado uma norma, mal sabendo ela que isso não resolve o problema, mas apenas o adia.

Talvez agora, quem sabe às vésperas de se receber no sistema penitenciário “clientes” tão ilustres como se desenha, não se comesse todas as mudanças que há muito se pede e espera. Não podemos continuar permitindo que pessoas sejam barbarizadas por terem infringido as normas, claro que devem ser punidos, mas de maneira justa, pois do contrário a morte com certeza será melhor.

Parabéns ao ministro José Eduardo Cardoso pelas palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Postagens populares

BLOG ATUALIDADES DO DIREITO

FOCO NO DIREITO