.

“O Direito Penal tem cheiro, cor, raça, classe social; enfim, há um grupo de escolhidos, sobre os quais haverá a manifestação da força do Estado.” (Rogério Greco – Direito Penal do Equilíbrio)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

III Congresso Jurídico da Doctum




GRANDE EVENTO!!!

O III Congresso Jurídico da DOCTUM realmente foi todo ele um sucesso, mas de modo especial não podemos deixar ressaltar o seu início que foi marcado pela valorosa palestra do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, doutor Carlos Ayres Britto.
Com uma abordagem muito mais filosófica do que jurídica, falou sobre o “constitucionalismo fraternal” de uma forma inovadora. Sua palestra propiciou a todos os presentes, alunos, professores, autoridades e outros convidados, uma profunda reflexão da importância de ser ver todo o ordenamento jurídico brasileiro com os olhos da Constituição e não o contrário.
Justamente por ter feito por anos parte da maior corte da nação, corte esta que preza sobremaneira a proteção da Constituição, pôde falar com tranquilidade e com toda a especialidade que o assunto exigia, de como é importante olharmos para a Constituição não apenas como mais uma lei ou ato normativo que se tem, deixou claro que ela possui a resposta para todas as mazelas jurídicas que se possa imaginar.

Terminou deixando uma mensagem que toca principalmente aos juízes da nação que parecem cada vez mais amarrados a velhos conceitos e paradigmas que se revelam, muitas das vezes, incapazes de mudar um posicionamento ou diferenciar situações. Disse, em outras palavras, que devemos nos esvaziar de tudo capaz de comprometer uma avaliação e ou um julgamento imparcial, para que assim todas as situações sejam individualizadas e personalizadas, para que desse modo se evite a coisificação da justiça.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar este blog

Postagens populares

BLOG ATUALIDADES DO DIREITO

FOCO NO DIREITO